Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha realiza 2º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas

Em: 11/12/2023

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Terezinha, em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc- MT) e a Diretoria Regional de Educação (DRE-Confresa), realizaram no último dia 4 de dezembro, no Barracão da Comunidade, o II Seminário de Boas Práticas Pedagógicas (Alfabetiza MT).

Participaram da cerimônia de abertura do evento, o prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal, Eliezer Neves de Souza; a secretária de Educação e Cultura, Nilza Alves dos Santos; o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Messias Santos de Sousa; a assessora pedagógica do município, Rosilene Ferreira Bezerra; a coordenadora Regional do Alfabetiza MT, Mirian de Paula, e o articulador do Programa Alfabetiza MT, Wanderson de Araújo.

Também compuseram a mesa, as representantes das escolas estaduais, Rosane Menezes; e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), Alessandra Silva da Conceição; e os representantes das comunidades indígenas, Cleber karajá, e dos diretores das escolas municipais, Valdovan Santos Costa.

Além das autoridades, alunos da Educação Infantil, do 1º e 2º Ano, professores e demais profissionais da Educação municipal, também participaram do seminário, que contou com diversas apresentações de alunos que fazem parte do programa. Vale ressaltar que as escolas estaduais também são parceiras do projeto.

Confira fotos do evento!

De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Messias Santos de Sousa, o ‘II Seminário de Boas Práticas Pedagógicas’ faz parte das ações do Programa Alfabetiza MT; uma iniciativa do Governo de Mato Grosso que visa o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios com ênfase na alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental.

“O objetivo do seminário é refletir e dialogar sobre como está acontecendo o Alfabetiza em Santa Terezinha e socializar as Boas Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de nosso município, visando a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes”, explica o coordenador.

Confira a entrevista completa com Messias e veja o balanço que o educador fez do programa e do segundo seminário do Alfabetiza MT no município.

1– Qual a importância do ‘Alfabetiza MT’?

O Programa Alfabetiza MT veio para fortalecer ainda mais a Educação Infantil e a Alfabetização do Estado de Mato Grosso. O programa dispões de uma equipe de profissionais qualificados, organizados em três grupos: equipe estadual, equipe regional e equipe municipal, que são as responsáveis por fazer o programa acontecer.

Em Santa Terezinha, a equipe do Alfabetiza MT é composta pela secretária de Educação, Nilza Alves Santos Rodrigues, pelo coordenador da Educação, Messias Santos de Sousa, e pelas professoras: Sandra Dias da Cruz (educação infantil) e Adenilda da Silva Santos Luz (alfabetização), além do técnico do Circuito de Gestão, Cosme Ribeiro dos Santos, e dos diretores e coordenadores das redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso que prestam suporte ao grupo.

2– Como o programa está se desenvolvendo em Santa Terezinha?

A filosofia do programa é alfabetizar os estudantes na idade certa, aos 7 anos de idade. Com uma proposta pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC/MT).

Em 2023, o Programa Alfabetiza MT tem acontecido dentro da normalidade com formações para Gestores e Professores da Educação Infantil e Alfabetização (1º e 2º ano). Foram oito módulos, realizados um a cada mês, sendo ministrados pelas professoras formadoras (Sandra e Adenilda). No momento das formações são estudadas teorias e metodologias pedagógicas. Também é realizado o acompanhamento em sala de aula sobre a aprendizagem dos estudantes.

3– Quais pautas foram debatidas e quais atividades foram desenvolvidas durante o seminário?

Foram debatidos diversos temas, como:

• As contribuições do Alfabetiza MT na Alfabetização;
  • A Magia da Leitura na Educação Infantil;
  • Alfabetiza MT e suas Avaliações;
  • O uso do Material Didático Complementar (MDC);
  • Felicidade profissional, Oralidade, Escrita e Leitura na Educação Infantil e Alfabetização;
  • Leitura e Escrita no Processo de Alfabetização;
  • Leitura com Gêneros Textuais na Educação Infantil e Alfabetização;
  • Alfabetização na Idade Certa: em busca de aprendizagens para formação de leitores fluentes;
  • Gênero textuais, brincando também se aprende (Educação Infantil).

4– Qual o balanço final do evento?

O II Seminário correspondeu às expectativas iniciais, graças ao esforço coletivo dos gestores, professores e equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Foi um momento importante de reflexão sobre os processos de alfabetização. O Programa Alfabetiza MT veio para ficar, continuaremos investindo para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos professores alfabetizadores com o intuito de elevar os índices de alfabetização no município de Santa Terezinha.

Confira apresentações de alunos do Programa Alfabetiza MT