Secretaria de Educação e Cultura de Santa Terezinha realiza etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação 2022

Em: 12/05/2022

Tendo como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Terezinha (SMEC) realizou, nos dias 5 e 6 de maio, no morro de areia, a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae 2022). Além dessa, também serão realizadas as etapas estadual e nacional.

De acordo com a comissão organizadora do evento, presidida pela secretária de Educação e Cultura, Nilza Alves dos Santos, as conferências nacionais de educação estão previstas no artigo 6° da Lei 13.005/2014 e são realizadas a cada quatro anos. Seu objetivo é avaliar a execução do atual Plano Nacional de Educação (PNE) e subsidiar a atualização e elaboração dele para os próximos 10 anos.

Conae 2022 propõe melhorias para a Educação nacional e municipal

A IV Conferência Nacional de Educação contou com a participação de educadores da rede municipal e estadual e também de palestrantes convidados, oriundos de instituições locais, regionais e estaduais, como o professor doutor, Marcelo Leão, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o professor, Henrique Lopes, secretário de Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/MT).

Secretária de Educação e Cultura, Nilza Alves dos Santos, na abertura da Conae 2022.

Também palestraram no evento a professora, Miriam Paula Nunes de Aguiar Esteves, da Diretoria Regional de Educação (DRE/Confresa); o professor mestre, Raimundo Ribeiro dos Santos, representando o município de Santa Terezinha e o Pe. Fernando Francisco de Gois, representando a sociedade civil.

Além dos palestrantes, diversas autoridades do município e da região também estiveram na mesa de abertura do evento: o prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan Ribeiro, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Raquel Correia Ribeiro; o vereador, Alessandro Borges dos Santos e o chefe de gabinete, Israel Martins.

O diretor da Escola Hawalora, Clebi Kaxiwera Karajá; o diretor da Escola Estadual Santa Terezinha, Maurício Ribeiro; o diretor-adjunto da Diretoria Regional de Ensino (DRE/Confresa), André Wanpura de Paula também prestigiaram a conferência de educação, bem como o pastor, Dionísio de Sousa Menezes, e o secretário de Administração, Rodrigo Luz.

Autoridades, educadores e representantes da sociedade civil na abertura do evento.

Ainda de acordo com a comissão organizadora, ‘a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação, através dos grupos e eixos temáticos, proporcionou momentos de reflexão e proposição de melhorias para a educação do Brasil e, consequentemente, para a educação do município’.

Confira fotos da IV Conferência Nacional de Educação em Santa Terezinha!