Santa Terezinha fica em 1º lugar na região na avaliação de Fluência do Programa Alfabetiza MT

Em: 15/12/2023

Santa Terezinha ficou em 1º lugar na avaliação de Fluência do Programa Alfabetiza MT, entre os 13 municípios da região avaliados em 2023. A classificação foi realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a avaliação da fluência consiste na aferição da capacidade de os alunos lerem com velocidade e precisão (automaticidade), um número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão.

A notícia foi recebida com grande alegria pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha, que junto aos profissionais do Programa Alfabetiza MT vem desenvolvendo um trabalho importante no que tange a alfabetização dos alunos.

A equipe do Alfabetiza MT em Santa Terezinha é formada pelas professoras formadoras Sandra Dias (Educação Infantil) e Adenilda Santos (Alfabetização); pelo coordenador municipal do Programa Alfabetiza MT, Messias Santos; o técnico do Circuito de Gestão, Cosme Ribeiro; a secretária de Educação e Cultura, Nilza Alves dos Santos; pelos diretores e coordenadores escolares das redes municipal e estadual, além dos professores e técnicos do desenvolvimento infantil.

“É o melhor presente de final de ano que todos nós, da ‘Família Alfabetiza/STZ’, poderíamos receber. O resultado é fruto do engajamento e empenho de todos os profissionais que apoiaram e que vestiram a camisa do programa”, destacou o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Messias Santos de Sousa.

“Superamos muitos desafios, mas ainda temos muito a avançar para atingir nosso objetivo principal que é Alfabetizar todas as crianças na idade certa. Ver esse avanço em nosso município nos alegra e motiva muito a continuar juntos em busca dos objetivos do programa. Não é fácil, mas é possível! Continuaremos unidos de mãos dadas, desde a Educação Infantil, que é a base de tudo, ao fundamental. Assim, no coletivo, iremos melhorar ainda mais os índices educacionais de nosso município”, enfatizou Messias.

Por fim, o coordenador da Educação fez questão de parabenizar a ‘Família Alfabetiza MT’ pelo grande resultado e de agradecer aos membros da Diretoria Regional de Educação. “Nossos agradecimentos ao Wanderson de Araújo, articulador da Aprendizagem e à Mirian Paula, coordenadora do Programa Alfabetiza da DRE/Confresa, que tem dado suporte aos municípios da nossa região”.

O Programa Alfabetiza MT

De acordo com a Seduc-MT, o Programa Alfabetiza MT visa o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios com ênfase na alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental.  Seu objetivo é transformar o contexto do estado, sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.

O Alfabetiza MT está estruturado em 8 componentes que contemplam as seguintes dimensões: