Santa Terezinha é o único município de Mato Grosso premiado na 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), do Ministério da Educação

Em: 19/01/2024

Santa Terezinha é o único município do estado de Mato Grosso premiado na 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), do Ministério da Educação. A atividade de ‘Resgate da cultura alimentar indígena’ foi idealizada pela nutricionista, Lorrana Gonçalves de Brito, e se destacou dentro do tema “Valorização e resgate da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN”.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a jornada tem como objetivo incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade a iniciativas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O tema norteador da campanha é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

Ainda de acordo com o FNDE, 1.508 escolas se inscreveram e 1.546 atividades de EAN foram recebidas e realizadas por representantes de diversos municípios e estados do país. Santa Terezinha está entre as 20 iniciativas premiadas no Brasil.

A lista dos vencedores na 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional foi divulgada pela entidade em dezembro do ano passado. A notícia foi recebida com grande alegria pela nutricionista Lorrana Gonçalves de Brito, e pela professora, do 2° ano do ensino fundamental, da escola Dagmar Bastos de Seixas, Marina Costa Sertão, realizadoras da atividade.

Confira a lista completa dos vencedores aqui!

Nutricionista Lorrana Gonçalves de Brito e a professora Marina Costa Sertão, realizadoras da atividade premiada.

As duas receberam o Certificado de Menção Honrosa, do FNDE, e da comissão organizadora da 5° jornada. O livro com as atividades, incluindo a que foi realizada por elas, será lançado em maio deste ano, em Brasília (DF).

Para saber mais sobre a atividade desenvolvida em Santa Terezinha, conversamos com a nutricionista Lorrana Gonçalves de Brito. Confira a entrevista a seguir!

1- Como nutricionista, idealizadora da atividade, qual o sentimento ao receber esse importante reconhecimento do Ministério da Educação?

O sentimento é de gratidão, pois é a primeira vez que participamos da Jornada de EAN, e tivemos a honra de ter uma de nossas atividades premiada com a publicação em um livro de educação alimentar e nutricional. É muito gratificante levar a conhecimento nacional, a cultura alimentar do nosso município.

2- Sobre a 5° jornada de EAN, explique como a iniciativa foi elaborada e desenvolvida no município e qual a importância do resgate da cultura alimentar indígena?

A Jornada de EAN foi desenvolvida de abril a outubro, e foram propostos quatro temas a serem trabalhados:

Tema 1: Aprendendo sobre a alimentação saudável na prática: Vamos cozinhar?

Tema 2: Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta.

Tema 3: Utilização das mídias sociais como facilitadora para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN.

Tema 4: Valorização e resgate da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN.

Em cima destes temas, nós desenvolvemos quatro atividades com os alunos do 2° ano do ensino fundamental, da Escola Dagmar Bastos de Seixas. A nossa atividade premiada foi dentro do tema 4, e teve como título “O resgate da cultura alimentar indígena”.

3- Quais ações foram desenvolvidas na escola Dagmar Bastos de Seixas para valorização e resgate da cultura alimentar regional, dentro da Jornada de EAN?

O município de Santa Terezinha é uma cidade ribeirinha, habitada pelos povos indígenas que contemplam as etnias Karajá e Tapirapé. A ideia foi trabalhar o resgate da cultura alimentar deles, visto que os alunos das escolas não indígenas não têm conhecimento de como é a cultura alimentar indígena.

Para aplicar a atividade, convidamos o professor Leonidas Hadori Karajá, da aldeia indígena Hawalora, que pertence à etnia Karajá Iny, para explicar aos alunos como é a cultura alimentar na comunidade dele e suas tradições. Na ocasião, os alunos interagiram com ele tirando dúvidas e aprendendo curiosidades.

A outra etapa da atividade foi a confecção de cartazes com os aprendizados que os alunos tiveram com a fala do nosso convidado.  Com isso, nós proporcionamos aos nossos estudantes uma experiência com a cultura indígena: cultura alimentar, tradições, instrumentos de caça e artesanato.

4- Qual mensagem final gostaria de deixar?

Gostaria de agradecer imensamente a parceria da professora Marina, que foi fundamental para conquistarmos essa premiação. Ao professor Leonidas Hadori Karajá por aceitar o convite e compartilhar conosco sobre a cultura alimentar da sua comunidade. Quero agradecer também a todos os profissionais da Escola Municipal Dagmar Bastos de Seixas, à Secretaria de Educação e à Gestão Municipal, pelo apoio de sempre. Estamos muito felizes de ter a oportunidade de ter o nosso município representado e premiado na 5° Jornada de EAN.