Prefeitura de Santa Terezinha realiza ‘Projeto de Educação Alimentar e Nutricional’, em escolas do município

Em: 04/12/2023

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou entre os meses de agosto e outubro, o ‘Projeto de Educação Alimentar e Nutricional’, com o tema “O caminho do alimento até a mesa”. A Secretaria de Agricultura foi parceira do projeto com a doação de mudas.

A iniciativa foi idealizada e liderada pela nutricionista do município, Lorrana Gonçalves de Brito, que conduziu as atividades no Centro Municipal de Educação Infantil Michelly Silva Lima de Araújo e em mais cinco escolas municipais: Antônio Rosa, Bom Jesus, Dagmar Bastos de Seixas, Lago Grande e São João.

De acordo com a profissional, participaram do projeto cerca de 460 alunos, incluindo estudantes da pré-escola ao ensino médio, na faixa etária de 4 a 16 anos. Além deles, produtores rurais, pais e membros das comunidades próximas às unidades escolares também contribuíram com as atividades desenvolvidas.

A seguir, confira a entrevista com a nutricionista Lorrana Gonçalves e saiba como foi o desenvolvimento desse importante projeto em Santa Terezinha.

1- Qual objetivo do Projeto de Educação Alimentar?

O projeto tem como objetivo incentivar ações de educação alimentar e nutricional, uma ferramenta poderosa não só para mudança de hábitos alimentares, mas também como recurso no processo de ensino-aprendizagem e como meio para sensibilização sobre a importância da cultura alimentar, da sustentabilidade do meio ambiente e da riqueza que nosso município carrega em suas tradições. E sabemos que a escola é o espaço ideal para trabalhar ações que envolvam essas temáticas.

2- Como e onde a iniciativa foi desenvolvida?

O projeto foi desenvolvido nas escolas municipais, que trabalharam a iniciativa entre os meses de agosto e outubro. Neste período, foram desenvolvidas diversas atividades em cima do tema com os alunos em sala de aula e também foram realizadas visitas às propriedades rurais, a fim de que eles conhecessem o processo produtivo do alimento até a mesa.

3- Quais atividades foram realizadas?

Em outubro, finalizamos o projeto com a socialização das atividades desenvolvidas. Em cima do tema “O caminho do alimento até a mesa”, os alunos trabalham todo o processo produtivo: processamento, logística de transporte, derivados, comercialização e consumo dos seguintes alimentos:  milho, leite, cana-de-açúcar, feijão, frutos do cerrado, frutas e derivados, mandioca, mangaba e café.

Também foram trabalhados temas relacionados ao cultivo de hortaliças nas hortas hidropônica e convencional, plantas medicinais, cultivo de mudas frutíferas, desperdício de alimentos, comidas típicas regionais e feirantes.

Além disso, na socialização das atividades, tivemos exposições de maquetes, cartazes, mesa de degustação de alimentos, paródia, contação de histórias, podcast, entrevistas, teatro, danças, feira de produtos da agricultura familiar e oficina de culinária.

Confira os registros da realização do programa nas escolas do município!

Escola Municipal Antônio Rosa

Escola Municipal Bom Jesus

Escola Municipal Dagmar Bastos

Escola Municipal Lago Grande

Escola Municipal São João

Os impactos do tema “O caminho do alimento até a mesa”

A nutricionista ressalta que esse assunto também propícia reflexão e discussão sobre os impactos ambiental, social e econômico gerados ao longo da trajetória do alimento até ele chegar à mesa. “Quando o alimento percorre caminhos mais curtos, gera menos poluição ambiental, mais renda para o produtor, impulsiona a economia local e contribui com o desenvolvimento da comunidade.

Por fim, Lorrana agradece aos professores, alunos e pais pela dedicação na execução do projeto e destaca que é muito importante essa união de escola e comunidade para excursão de ações como essa.