Lockdown

Tribunal de Justiça de Mato Grosso Determina Lockdown em Santa Terezinha

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu liminar ao Ministério Público do estado, por meio da ADI 1003497-90.2021.8.11.0000, que determinou nesta segunda-feira, 29 de março, lockdown de 10 dias, em 50 dos 141 municípios do estado, incluindo Santa Terezinha e a capital, Cuiabá. Neste período, apenas atividades consideradas essenciais serão permitidas. E municípios que não acatarem a decisão do TJ serão responsabilizados e poderão sofrer sanções judiciais.

A medida visa frear o número de novos casos da Covid-19 no estado, cuja taxa de transmissão aumentou mais de 30% nas últimas semanas. Atualmente, o sistema de saúde de Mato Grosso está em “colapso” com mais de 150 pessoas na fila, à espera de um leito em Unidade de Terapia Intensiva – UTI; cuja ocupação chegou a 97%.

Porque Santa Terezinha Entrou Na Lista

Santa Terezinha entrou na lista dos municípios que terão que fazer lockdown de 10 dias por, assim como os demais, também apresentar nível de classificação de risco considerado “muito alto” pela Secretaria de Estado da Saúde. Isso significa que medidas mais restritivas precisarão ser adotadas para diminuir a circulação das pessoas, evitar aglomerações e para barrar novas contaminações.

Durante os 10 dias, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar, entre eles: supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Estes estabelecimentos terão que adotar medidas de controle e restrição de público. Todos os serviços não essenciais devem respeitar o decreto estadual e permanecer fechados durante o lockdown em Mato Grosso.

Em Santa Terezinha, também será feita uma barreira sanitária a fim de evitar a entrada na cidade de pessoas em atividades não essenciais, bem como para garantir o reabastecimento de alimentos e de combustíveis vindos de fora.

Prefeitura Inaugura Centro de Atendimento e Combate à Covid-19

Vendo o crescente número de casos e a necessidade urgente de agir para barrar a contaminação no município, a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha não apenas acatou as determinações do decreto 874/2021, como também inaugurou, em 27 de março, o Centro Municipal de Atendimento e Combate à Covid-19; que está funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A unidade será referência no atendimento de pacientes contaminados com o novo coronavírus. No local, que fica anexo ao Posto de Saúde Rural e próximo ao hospital municipal, será prestado atendimento ambulatorial aos doentes com sintomas, bem como aqueles que, além da Covid-19, também apresentam gripe e doenças crônicas que necessitam de acompanhamento médico. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até 30 de março, cerca de 155 pessoas testaram positivo para Covid-19 em Santa Terezinha e 6 óbitos foram registrados em decorrência da doença. O lockdown foi necessário para diminuir a incidência de novos casos e para evitar novas perdas. Faça sua parte: respeite as medidas de restrição, evite aglomerações, use máscara e álcool em gel e, se possível, fique em casa. 

Juntos – somos mais fortes contra o novo coronavírus!

Skip to content