A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promoveu, no último dia 24 de agosto, no Centro Municipal de Educação Infantil Michelly Silva Lima de Araújo, o 5º módulo da formação do Programa Alfabetiza MT. A iniciativa tem como foco a capacitação de professores da educação infantil, alfabetizadores do 1º ao 2º ano, técnicos do desenvolvimento infantil e dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e municipais de Santa Terezinha.
No período da manhã, a professora formadora da educação infantil, Sandra Dias, trouxe aos participantes o tema: “Linguagem oral e escrita, Modos de apropriação, práticas e interações”; objetivando a compreensão dos modos de apropriação da linguagem oral é escrita na educação infantil, com vistas a orientar e fortalecer a prática pedagógica.
No período da tarde, foi a vez da professora formadora da alfabetização, Adenilda da Silva, abordar o tema: “Ser Docente Alfabetizador, entre o Ensinar e o Aprender”, com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica dos professores com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Foi um momento rico de estudos, reflexão e socialização de boas práticas pedagógicas. Confira fotos da formação!
“Sabemos que temos muitos desafios, mas a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc- MT) e a Diretoria Regional de Educação (DRE-Confresa), estão de mãos dadas para ofertar uma educação de qualidade, em que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, destaca e finaliza o coordenador Municipal da Educação, Messias Santos de Sousa.
O Programa Alfabetiza MT
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Programa Alfabetiza MT visa o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios com ênfase na alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é transformar o contexto do estado, sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.
Colaboração: Professor Messias Santos de Sousa