A Prefeitura de Santa Terezinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última quarta-feira (27/10), na Unidade Básica de Saúde, Edson Rocha Cunha, mais uma importante ação da ‘Campanha Outubro Rosa’. O tema do evento foi ‘Conhecer Para Prevenir’, e contou com grande participação das mulheres da comunidade.
Durante a ação, a Dra. Aline Rocha de Oliveira, ministrou palestras educativas e de prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero. Também foram realizados na UBS, que foi decorada com a temática do ‘Outubro Rosa’, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, coleta de Papanicolau, sorteio de brindes e oferecido café da manhã às participantes.
Campanha Outubro Rosa – Conhecer Para Prevenir
Outubro é, em todo o mundo, o mês de combate ao câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer de colo do útero. Tem como principal objetivo alertar as mulheres sobre a importância tanto de prevenir como de fazer o diagnóstico precoce destas doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Santa Terezinha promoveu diversas ações no ‘Outubro Rosa’.
Câncer de Mama
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a mamografia de rastreamento deve ser realizada a cada dois anos por mulheres na faixa de idade entre 50 a 69 anos. O exame deve ser feito periodicamente tanto por aquelas que apresentam sintomas, como por mulheres que não apresentam nenhum sinal da doença, uma vez que também é uma forma de prevenção.
Neste sentido, de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, os principais sintomas do câncer de mama são: desconforto mamário, mamilo dolorido, mamilo invertido, nódulo no seio, mamilo com secreção com sangue, fadiga relacionada ao câncer, inchaço dos gânglios ou perda de peso.
Sabendo disso, o autoexame se torna ainda mais importante, pois por meio dele a mulher pode detectar alterações nas mamas e buscar ajuda especializada. Lembre-se disso e realize seu autoexame regularmente.
Câncer do Colo do Útero
Quando o assunto é o câncer do colo do útero, segundo o Ministério da Saúde (MS), o exame de rastreamento, conhecido como Papanicolau, deve ser realizado anualmente por mulheres na faixa de idade de 25 a 59 anos, ou por aquelas que têm ou já tiveram atividade sexual.
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, os principais sintomas do câncer de colo do útero são: dores na pélvis, dores durante a relação sexual, menstruação anormal (intensa ou irregular), sangramento vaginal fora do período menstrual, corrimento anormal, fadiga constante, náusea ou perda de peso.
Durante o evento, a Dra. Aline Rocha de Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “O evento é importe porque aproxima a Unidade Básica de Saúde da comunidade, principalmente, das mulheres que, muitas vezes, não têm essa conscientização ativa sobre a promoção da saúde”, destacou a médica.
Doutora Aline ressaltou ainda os serviços oferecidos na UBS. “Nós estamos acessíveis e aqui na unidade temos disponível o exame de coleta do preventivo de colo do útero (Papanicolau), e as mulheres também podem solicitar o exame de mamografia”.
“Esse momento é um avanço porque antigamente as mulheres não tinham essa percepção da importância do cuidado com o próprio corpo. Então, temos que ir quebrando tabus ao longo dos anos. E eu fico muto feliz em ver que muitas mulheres vieram participar do evento”, finalizou a Dra. Aline Rocha de Oliveira.
Assessoria de Comunicação – Fotos e dados: Vivaldo Lopes