Secretaria de Educação realiza, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Curso de Primeiros Socorros para as agentes de nutrição escolar

Em: 04/08/2023

k

Por: Assessoria de Comunicação

No último dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Terezinha realizou, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, o Curso de Primeiros Socorros voltado às agentes de nutrição escolar. O treinamento, realizado no CMEI Michelly Silva Lima de Araújo, também contou com a presença da secretária de Educação, Nilza Alves dos Santos, e foi ministrado pelo Sargento Ribeiro e pelo Soldado Vilson Oliveira.

De acordo com a nutricionista, Lorrana Gonçalves de Brito, a iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos das agentes de nutrição do município. Ela também explica que cursos como esse estão previstos na Lei Lucas nº 13722/18, sancionada em 04/10/2018, e que obriga escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

No treinamento realizado pelos bombeiros, as agentes aprenderam como lidar com acidentes no trabalho, no ambiente domésticos e com choques; a fazer massagem cardíaca e manobras de desengasgo; checar sinais vitais; estancar sangramentos; amenizar queimaduras e estabilizar fraturas ósseas, entre outros.

A nutricionista destaca que inicialmente o curso foi realizado com a equipe de nutrição, mas que o objetivo da Secretaria de Educação é capacitar todos os profissionais da rede municipal com o treinamento de primeiros socorros. 

A Lei Lucas Begalli nº 13722/18

A lei foi criada depois do acidente com Lucas Begalli, de apenas 10 anos de idade. Durante um passeio com sua escola, a criança se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente servido no lanche. Infelizmente, no momento do acidente, nenhum dos profissionais presentes tinha o curso de primeiros socorros e ninguém sabia como realizar a manobra de desengasgo que poderia ter salvado o menino da asfixia mecânica que resultou em sua morte.

Depois da tragédia, Alessandra Begalli, mãe de Lucas, se mobilizou pela criação de uma legislação que obrigasse as instituições de ensino a promoverem cursos de primeiros socorros para seus funcionários, de modo a evitar que o que aconteceu com o seu único filho, acontecesse também com outras crianças. Com isso, foi criada a Lei Lucas Begalli nº 13722/18, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos escolares.

Pular para o conteúdo