A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou no dia 31 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, importante encontro com educadores, representantes escolares e autoridades políticas locais para debater a situação atual da Educação em Santa Terezinha e projetar ações para o futuro.
De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Messias Santos de Sousa, a reunião proporcionou um momento riquíssimo de diálogo e reflexão com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e elevar os índices educacionais. “Havia décadas que esse evento não acontecia, a classe política numa mesa redonda com profissionais da educação para discutir sobre a melhoria da educação de nosso município”, ressalta.
Entre as pautas abordadas, se destacaram as relacionadas aos programas e projetos do Educa MT, iniciativa formada por 12 políticas públicas que visam reforçar as ações educacionais no estado de Mato Grosso.
Neste sentido, destacam-se os programas Alfabetiza MT; Mais MT Muxirum e o Mais Infância MT. Além disso, também foram debatidos o uso da plataforma Google For Education; pacto pela digitalização; gestão integrada educacional; Transcolar; recomposição de aprendizagem; educação tecnológica; resultados das avaliações de fluência/STZ/2023; avaliação somativa SAEB e ICMS.
“Os temas foram bem sugestivos para discussão e reflexão, considerando o momento pelo qual a educação do município passa, uma vez que precisamos melhorar seus índices educacionais”, destaca o coordenador.
Lideranças escolares marcam presença no evento
Participaram da reunião a secretária municipal de Educação e Cultura, Nilza Alves dos Santos, a equipe de profissionais da SMEC; o diretor da Escola Municipal São João, Valdovan Santos e o coordenador, Paulo Henrique Alves Silva; a diretora da Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira, Rosane Meneses; a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Michelly Lima de Araújo, Janinha Mariotti e a coordenadora, Zilma Lima; a diretora da Escola Estadual Roberval Costa Reis, Rosania Dorta; a diretora da Escola Municipal Bom Jesus, Iraneide Campos Santos e a coordenadora pedagógica, Eliete Aguiar; a diretora da Escola Municipal Dagmar Bastos de Seixas, Meyre Rodrigues e a coordenadora pedagógica, Cleriane Amorim.
Também participaram a assessora pedagógica, Rosilene Ferreira, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Antônio Célio, o presidente da Câmara, Eliezer Neves, o prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan Ribeiro. Além deles, estiveram presentes a representante do Conselho Tutelar, Márcia Glória; a secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro; o presidente do Conselho de Educação, professor Rodrigo Luz; o presidente do Sintep-MT/Subsede Santa Terezinha, professor Wagner Pires e os assessores jurídicos da prefeitura, Israel Martins e Ruberley Gomes.
Balanço Geral da Educação em Santa Terezinha e Desafios
A secretária de Educação de Santa Terezinha, Nilza Alves dos Santos, iniciou o encontro falando sobre as ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que incluem reformas nas escolas municipais Lago Grande, Antônio Rosa, São João e no Centro de Educação Infantil Michelly Lima de Araújo. Falou também da implementação dos programas ofertados pela Seduc/MT em regime de colaboração com o município.
Por sua vez, o coordenador municipal do Programa Alfabetiza MT, Messias Santos, fez uma explanação sobre a equipe do programa, os objetivos da iniciativa e as condições necessárias para que as metas sejam alcançadas. “Diante da realidade refletida nos resultados das últimas avaliações é necessário todos se unirem e atentarem-se para fortalecer as práticas pedagógicas,” alertou. Messias destacou também que os resultados terão reflexos nos repasses do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e que os indicadores 2023 serão produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Na sequência do evento, o professor Cosme Ribeiro dos Santos falou sobre o Circuito de Gestão Municipal e Transcolar, e destacou a importância dos gestores escolares estarem atentos às demandas dos programas para que o município cumpra as metas estabelecidas.
Dando continuidade, a professora Lilian Bezerra apresentou outros programas que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura aderiu ou está aderindo, a exemplo do MT Mais Muxirum, iniciativa do governo do estado quem tem como meta diminuir o índice de analfabetismo em Mato Grosso. Neste sentido, ressaltou que Santa Terezinha prepara os alunos para ingressarem no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O advogado da prefeitura, Ruberley Gomes, falou sobre índices educacionais, ICMS, as projeções a partir dos resultados da Avaliação Somativa 2023 e as perspectivas para o ICMS Educacional. Ressaltou a necessidade de melhorar os investimentos na educação para fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula. O técnico da SMEC, Celiomar Pereira dos Santos, falou sobre o Plano Municipal de Educação e solicitou a todos os presentes que unissem forças para conclui-lo.
Por fim, o prefeito Thiago Castellan Ribeiro parabenizou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura pela iniciativa de proporcionar esse momento de discussão e reflexão. Também exaltou o trabalho da equipe municipal do Programa Alfabetiza MT, falou sobre a municipalização das turmas de Alfabetização do 1º ao 5º ano e dos desafios que o município terá para garantir um processo de transição de forma tranquila e sem causar prejuízos a nenhum profissional da educação.
Colaboração: Professor Messias Santos de Sousa