Setembro é mundialmente o mês de prevenção ao suicídio. E aproveitando o período, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Santa Terezinha realizou uma série de atividades visando informar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e de prevenir perdas precoces.
Abordar este tema é importante, pois segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), anualmente são registrados mais de 13 mil casos de suicídio no Brasil. Deste total, 96,8% estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de entorpecentes (álcool e drogas).
Outro dado que chama bastante atenção é que de 50 a 60% das pessoas que cometeram suicídio nunca sequer consultaram um profissional de saúde. Ou seja, ao longo de suas vidas nunca tiveram ajuda especializada para tratar o seu problema. As ações do Setembro Amarelo têm como um de seus objetivos mudar isso.
Saúde Mental em Foco
Ansiedade, traumas emocionais, problemas financeiros, familiares e o bullying, também estão entre os motivos que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida. Esses transtornos causam alterações físicas e mentais que desestruturam pessoal, social e profissionalmente os indivíduos e provocam danos à sua saúde.
Por isso, além do tratamento psicológico, muitas vezes, também pode ser necessário o uso de medicamentos específicos para ajudar a tratar o problema. Vale ressaltar que o tratamento medicamentoso deve ser prescrito apenas pelo seu médico e que a automedicação deve ser veementemente evitada.
Identificando os Sinais da Depressão
O primeiro passo para vencer a depressão é saber reconhecer os seus sintomas. Desânimo persistente, tristeza constante e profunda, sensação de inutilidade, baixa autoestima, mudanças no sono, queda na produtividade e desinteresse pelas atividades que antes eram prazerosas: são sinais de alerta para a doença.
Além disso, perda ou ganho de peso, falta de foco, cansaço frequente, irritabilidade, angústia, crises de choro, dores físicas, coração acelerado, pensamentos negativos, desinteresse sexual e falta de sentido na vida também são alguns dos sintomas que indicam que a pessoa não está bem emocionalmente.
O Setembro Amarelo em Santa Terezinha
A Campanha do Setembro Amarelo busca vencer o tabu ao trazer para o centro da discussão as temáticas da saúde mental e prevenção ao suicídio. Seu intuito é alertar e conscientizar a população sobre a importância dos temas e, principalmente, evitar a perda de mais vidas por conta da falta de tratamento adequado e apoio.
Neste sentido, a Secretaria de Assistência Social realizou durante todo o mês, tanto na cidade como no interior do município, uma programação com diversas ações educativas e que envolveram boa parte dos moradores.
Entre elas destacamos: roda de conversa sobre saúde mental com a equipe da SMAS; distribuição de informativos em comunidades da zona rural e divulgação de vídeos informativos nas redes sociais da prefeitura.
Também foram realizadas atividades educativas sobre emoções e sentimentos com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e pit stop em pontos estratégicos da cidade para distribuição de informativos sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
No dia (30/09), a Secretaria de Assistência Social promoveu, na praça Mauro Borges, o evento de encerramento do Setembro Amarelo. Na ação, realizada em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e de Turismo, Esporte e Lazer, a população participou de palestras, aulas de zumba e alongamento, sorteios de brindes e de um lanche especial . Confira as fotos!
A secretária da SMAS e primeira-dama, Ana Raquel Correia Ribeiro, agradeceu à comunidade pela participação nas ações do Setembro Amarelo e reforçou a importância de cuidar das emoções para evitar que o pior aconteça tanto conosco como com alguém que amamos. Também destacou o 188, o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), que fornece atendimento emocional via telefone e chat.
“O mês de setembro acabou, mas na Secretaria de Assistência Social as ações de enfrentamento acontecem o ano inteiro. Se você está deprimido, ansioso ou sente que a vida não tem mais sentido, saiba que não está sozinho e que é possível tratar a depressão. Não tenha vergonha de pedir ajuda, procure o atendimento psicológico do município e cuide da sua saúde mental”, finalizou a secretária.
Assessoria de Comunicação/ Fotos: Vivaldo Lopes