A Temporada de Pesca de Santa Terezinha está a todo vapor. O município, que entrou para o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo, figura como um dos melhores da ‘Região Norte Araguaia’ para a prática da pesca esportiva, modalidade que tem atraído um número cada vez maior de turistas.
Nos últimos anos, pousadas dedicadas à pesca se estabeleceram em Santa Terezinha e, hotéis e pousadas já existentes, passaram a dar uma atenção maior ao tema. Além disso, houve uma profissionalização da mão de obra local, com a formação de pilotos de lanchas e barcos.
Tudo isso ajudou a melhorar, consideravelmente, a infraestrutura turística e a conferir maior destaque ao município na pescaria nacional. Tanto é que, a pesca esportiva em Santa Terezinha apareceu, inclusive, em programas de TV dedicados ao assunto, como o ‘Hora do Pescador’, de Jair Rigotti.
Pescadores profissionais e amadores, de todas as partes do Brasil, chegam ao município por terra, em comitivas, ou mesmo, em voos fretados, ávidos para desfrutar da abundância da natureza e, claro, da grande oferta de peixes nos rios e lagos da região, como: piraíba, pirarara, pintado, entre outros.
Em entrevista, o secretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Ailton Galeno, falou sobre a temporada de pesca, que começou em 1º de março e vai até 1º de outubro (sempre respeitando o período da piracema) e também das expectativas para 2022. Confira!
Qual a expectativa da Secretaria de Turismo para esse ano?
Esperamos que este ano triplique o número de pescadores esportivos em nossa região, já que Santa Terezinha se transformou em um polo turístico da pesca esportiva em nível nacional.
Qual apoio o pescador esportivo pode encontrar na Secretaria de Turismo?
Na Secretaria de Turismo é possível encontrar todas as informações sobre guias e pontos de pescas, pousadas e hotéis turísticos de Santa Terezinha.
De quais regiões vêm os pescadores que visitam o município?
Atualmente recebemos pescadores de todo o território nacional.
Qual o diferencial de Santa Terezinha quando o assunto é pescaria?
Santa Terezinha tem uma pesca esportiva avançada, devido à sua grande preservação ecológica. Em outros municípios às margens do Rio Araguaia, por exemplo, a escassez de peixes é notória, pois eles praticamente sumiram em algumas localidades.
Aqui, temos uma grande quantidade e variedade de peixes em preservação. A pesca esportiva, na modalidade pesque-e-solte, que devolve o peixe ao rio, é o melhor caminho, pois ao mesmo tempo em que o pescador pode viver a experiência de pescar grandes peixes, ele também preserva a natureza.
Portanto, agregar a preservação é a saída, uma vez que a pesca esportiva traz conservação à fauna, cultura e estabilidade financeira para o ribeirinho.
Hospedagem, contatos da Secretaria de Turismo e dos guias e barqueiros de Santa Terezinha
Hotéis e Pousadas
Confira a lista completa aqui!
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer
Augusto Helber Brandi Hohlenwerger – Coordenador Turismo.
Contato: (66) 984007074
E-mail: [email protected]
Contatos de Condutores de Lanchas
Zelda Pereira Lima
- Condução: lancha;
- Contato: (66) 984394508;
- Lotação: 04 pessoas;
- Segurança p/ usuários: coletes;
- Diária: a combinar.
Francisco da Silva
- Contato: (66) 984304850;
- Condução: lancha;
- Lotação: 06 pessoas;
- Diária a combinar.
Leandro Silva Teixeira
- Residência: Povoado de Lago Grande;
- Contato: (66) 984455424;
- Condução: Canoa de 6m;
- Diária a combinar.
Claudivan Gomes da Silva
- Residência: Povoado de Lago Grande;
- Contato: (94) 984331838;
- Condução: canoa de 6m;
- Diária a combinar.