Santa Terezinha realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Em: 14/07/2023

k

Por: Assessoria de Comunicação

Com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”; a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, nesta quinta-feira (13), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Terezinha.

O evento, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença do representante do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-MT), da equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de usuários dos serviços e programas socioassistenciais oferecidos pelo município e da comunidade.

Conselheiros de Assistência Social, representantes de igrejas, Conselho Tutelar, e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além de vários outros segmentos da sociedade, também prestigiaram a conferência.

O Sistema Único de Assistência Social

De acordo com o governo federal, SUAS é o Sistema Único de Assistência Social, um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo (municípios, estados e União), para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Assistência Social em Foco

A palestra magna foi ministrada por Carlos Wagner Ribeiro, do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-MT), que falou sobre a ‘reconstrução do SUAS’, e o que está sendo feito em Mato Grosso para isso.

Por sua vez, a secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro, abordou a temática trazendo o panorama do Sistema Único de Assistência Social em Santa Terezinha.

“O SUAS passou por um processo de sucateamento nos últimos anos, e agora trazer a reflexão sobre a sua situação para elaborarmos ações que possam fortalecê-lo, é de suma importância para a sociedade como um todo. Vamos lutar pela recomposição dos repasses, pela garantia constitucional de um percentual mínimo para a Assistência Social e pelas melhorias que irão refletir em maior qualidade de vida para a nossa população” destacou a secretária.

Confira fotos da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Além disso, a conferência contou com apresentações culturais e dos programas, benefícios e serviços sociais ofertados pelo município, a exemplo do Bolsa Família, SER Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Durante o evento, grupos de trabalho debateram, formularam e apresentaram propostas dentro dos eixos temáticos. A conferência foi encerrada com a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual.

Pular para o conteúdo