A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, por meio das suas secretarias , realizou no último dia 22/10, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e o Sindicato Rural de Vila Rica, “Mutirão Rural” no distrito de Antônio Rosa. O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Rosa, cuja reforma foi entregue no dia anterior.
Mutirão Rural Faz a Diferença no Distrito de Antônio Rosa
Com o objetivo de levar benefícios e prestar serviços à comunidade local, o Mutirão Rural proporcionou aos moradores do Distrito de Antônio Rosa e da P. A. Presidente uma programação completa. Durante todo o dia, foram realizados atendimentos de saúde, assistência social, minicursos, palestras e diversas atividades para adultos, jovens e crianças.
Para facilitar o deslocamento, também foi disponibilizado aos residentes das comunidades transporte até o local do mutirão. Também foram servidos: café da manhã, almoço e lanche a todos que participaram do evento.
Entre os diversos serviços oferecidos no “Mutirão Rural”, destacamos:
- Atendimentos médico, odontológico e psicológico;
- Atendimento com oftalmologista e entrega gratuita de óculos;
- Exames (colesterol, glicemia, triglicerídeos, aferição de pressão arterial e coleta de preventivo para teste de Papanicolau);
- Vacinação e testagem rápida de covid;
- Cadastramento e recadastramento do Bolsa Família;
- Emissão de cartão do SUS e carteira do Idoso;
- Orientações sobre BPC, aposentadoria rural e salário-maternidade;
- Corte de cabelo gratuito;
- Orientações do Conselho Tutelar;
- Plastificação de documentos;
- Emissão de RG e alistamento militar;
- Orientações sobre carteira de trabalho;
- Atividades recreativas para crianças ( brincadeiras e pula-pula);
- Minicursos de manutenção de tratores, linguiça apimentada e desossa de frango;
- Feira de produtos da agricultura familiar e distribuição de mudas de plantas;
- Atividades educativas para o público infantil: Procon vai à escola;
- Distribuição de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade.
O Sicred também esteve presente no evento, prestando orientações e realizando palestra sobre educação financeira e crédito rural aos moradores locais.
Confira como foi o Mutirão Rural do distrito de Antônio Rosa
O prefeito, Thiago Castellan Ribeiro, que participou da organização e esteve presente durante todo o mutirão, ressaltou a importância do evento. “Estamos aqui no distrito de Antônio Rosa realizando este evento graças à parceria forte com o Senar-MT e o Sindicato Rural de Vila Rica, a quem agradeço pelo apoio. Nosso intuito ao realizar o Mutirão Rural é encurtar distâncias e oferecer serviços de qualidade que atendam às necessidades dos nossos produtores rurais”, destacou.
“Junto com a Prefeitura de Santa Terezinha, estamos desenvolvendo vários atendimentos e cursos que são realizados pelos nossos professores. Tudo isso num só dia!”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anísio Neto, o ‘Netão”.
“Como representante da Câmara Municipal de Santa Terezinha, eu só tenho a agradecer aos demais vereadores que estão no Mutirão, ao ‘Netão’, presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, ao secretariado, ao prefeito e a todos que estão aqui realizando este importante evento”, agradeceu o vereador, Valdiron Costa Reis (Baixote).
“Esse mutirão foi oportuno, pois a população rural precisa de uma atenção especial quanto aos serviços sociais e de saúde, uma vez que o distrito fica a cerca de 38 km da sede do município. Nossa intenção é tornar cada vez mais fácil o acesso a esses tipos de atendimentos e serviços à população rural”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro.
O supervisor do Senar, Welington Renato Reis, também destacou a importância do mutirão. “Foi um evento bem completo para a população de Santa Terezinha. Atendemos centenas de pessoas, prestamos atendimentos em diversas áreas (saúde, social, segurança), realizamos palestras. O Senar fica muito feliz de vir às comunidades trazer esses tipos de serviços”, finalizou.
Assessoria de Comunicação. Fotos e texto: Vivaldo Lopes