Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, Brasília foi palco da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada de 2 a 5 de julho. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edvan Venâncio de Oliveira, representou Santa Terezinha no evento e trouxe mais detalhes sobre o importante encontro no Distrito Federal. Confira a entrevista!
Pergunta: Qual balanço você faz da 17ª Conferência Nacional de Saúde?
Resposta: A conferência foi positiva, pois tivemos a oportunidade de levar as nossas demandas através de propostas do nível municipal ao estadual. É uma oportunidade ímpar, pois todos os municípios têm o mesmo peso, garantido pela Lei n°8.142/90. Confira imagens do evento!
P: Quais pontos você destaca sobre o evento?
R: 1º – O respeito pelo maior princípio do SUS, a Universalização. Assim como a importância de fazer cumprir a Lei N° 8.080/90, conforme a constituição, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
2º – Manter vivo o Sistema Único de Saúde ampliando cada vez mais a sua cobertura. Também manter os olhos abertos para que a iniciativa privada não torne o maior sistema único de saúde privado, assim como já aconteceu em outros órgãos.
3º – Levar até o interior dos estados: hospitais regionais, assim como todas as especialidades médicas. Mais investimentos no setor primário da Saúde para que as demandas não se estendam até o secundário, e assim por diante.
P: Qual a importância de Santa Terezinha participar de eventos como esse?
R: A Conferência Nacional de Saúde é uma oportunidade ímpar para que os estados, incluindo Mato Grosso, apresentem suas demandas e defendam as propostas encaminhadas por seus municípios. Santa Terezinha marcou presença em Brasília por meio do Conselho Municipal de Saúde, ajudando a apresentar as necessidades estaduais e propondo melhorias para o Sistema Único de Saúde. Ou seja, é de suma importância a nossa participação!
Crédito foto do destaque: Jerônimo Gonzalez – Ministério da Saúde