Coordenadora técnica do Projeto Piraíba apresenta a iniciativa em Santa Terezinha!

Em: 22/02/2023

k

Por: Assessoria de Comunicação

Projeto Piraíba

No mês de fevereiro, a bióloga, pesquisadora e coordenadora técnica do Projeto Piraíba, Dra. Lisiane Hahn, esteve em Santa Terezinha realizando, entre outras atividades, importante palestra com o tema “Diversidade, conservação e importância social e ecológica dos peixes dos peixes do rio Araguaia”.  

O evento, fruto de uma parceria da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer com a pousada SantaPira Lodge, teve como objetivos apresentar o Projeto Piraíba à comunidade (população, pescadores e autoridades) e reforçar a importância da preservação dos peixes da bacia do rio Araguaia.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, onde a palestra foi realizada. Participaram do evento o prefeito, Thiago Castellan Ribeiro, o comandante regional da Polícia Militar de Vila Rica, tenente-coronel Noelson Carlos Silva Dias, o proprietário da SantaPira Lodge, Eduardo Gomide Moreira dos Santos, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Ailton Galeno, os vereadores Antônio Celio da Silva e Antônia Rodrigues de Carvalho Strutz e membros de grupos de pesca locais. Confira fotos!

Para saber mais sobre o Projeto Piraíba, confira a entrevista realizada com a Dra. Lisiane Hahn, conheça a origem e os objetivos desta importante iniciativa.

1- O que é o Projeto Piraíba e quais são seus objetivos?

O Projeto Piraíba é uma iniciativa de pesquisadores, pescadores esportivos e comunidades do Rio Araguaia que tem por objetivo principal a pesquisa da ictiofauna (fauna de peixes) para promoção da conservação e manejo das espécies. O projeto tem como foco principal a piraíba, por sua importância ecológica e como fonte de renda para a população.

O Projeto Piraíba tem como principal ação a marcação e rastreamento de peixes para entender o comportamento da espécie e conhecer as áreas críticas ao ciclo de vida. Além disso, promove cursos de capacitação em boas práticas da pesca para guias de pesca e ações para promoção do conhecimento e conservação dos peixes do rio Araguaia.

2- Qual a importância da Piraíba e de onde surgiu o interesse em estudar esse peixe?

A piraíba é uma espécie “topo de cadeia”, ou seja, um predador com papel ecológico essencial na regulação das populações de outras espécies de peixes. Também é uma espécie com grande importância na pesca esportiva em toda a bacia do rio Araguaia e como fonte de renda para muitas famílias.

O interesse em estudar a piraíba surgiu pelo pouquíssimo conhecimento disponível sobre a sua biologia e comportamento. Onde a espécie desova? Em que época? Onde estão localizados os hábitats críticos de vida, como berçários, por exemplo? Essas informações são essenciais ao manejo e regulamentação da pesca (época do defeso, por exemplo) e, por consequência, para sua conservação.

3- Qual a importância das populações ribeirinhas e dos pescadores na conservação da Piraíba e dos demais peixes da bacia local?

As populações ribeirinhas e pescadores são os principais afetados pela diminuição na população de peixes ou pela extinção de espécies, pois sua fonte de renda depende da presença e abundância dos peixes. Por estarem muito próximos ao rio e conhecerem muito sobre sua dinâmica e também sobre seus peixes, são os principais atores em qualquer iniciativa de manejo e conservação que seja implementada.

Além disso, são grandes colaboradores em iniciativas que envolvem a pesquisa cidadã, ou seja, aquelas em que a comunidade trabalha em conjunto com os pesquisadores na obtenção de dados e no aumento do conhecimento sobre as espécies.

4- Como conciliar o incentivo à pesca com a preservação dos peixes?

É plenamente possível conciliar a preservação dos peixes com o uso sustentável deste recurso. Mas para isto é necessária a construção de uma base de dados robusta sobre as espécies (locais e épocas de desova e tamanho das populações, por exemplo), que só se obtém através da pesquisa colaborativa.

A pesca, seja ela esportiva ou artesanal, depende diretamente do peixe vivo e em abundância no rio, do contrário não se sustenta em longo prazo. Em relação à pesca artesanal, quanto é retirado todos os anos do rio? Este total garante a manutenção da pesca pelos anos seguintes ou está diminuindo rapidamente os estoques? Quais as espécies-alvo e como elas estão se mantendo no rio? Estas e outras perguntas precisam ser respondidas para um manejo adequado e a garantia da pesca e da subsistência de inúmeras famílias.

A pesca esportiva no rio Araguaia é uma atividade que movimenta uma grande monta de recursos ainda não adequadamente dimensionada. Muitos pescadores vêm de longe para o rio Araguaia apenas para pescar a piraíba e outras espécies esportivas. Para garantir essa pesca, é preciso que o peixe solto sobreviva e, para isto, uma entre tantas atividades do Projeto Piraíba é a promoção de cursos de boas práticas na pesca esportiva, visando a capacitação de guias para o adequado manejo dos animais pescados.

Pular para o conteúdo