Em ato ocorrido na manhã da última sexta-feira, 7 de maio, no Centro de Referência e Assistência Social, foi realizada a entrega dos cartões do Programa Ser Família Emergencial, do governo estado, a moradores de Santa Terezinha. No total, 312 famílias de baixa renda serão contempladas no município.
Para evitar aglomerações, na ocasião, o prefeito, Thiago Castellan Ribeiro (PSB), a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro, e os vereadores: Antônio Silva Teixeira (MDB), Alessandro Borges dos Santos (PL) e Eliezer Neves de Souza (PSB) – fizeram a entrega simbólica dos cartões a 20 famílias.
Contudo, os demais beneficiários receberão os cartões no CRAS ou em suas residências, conforme cronograma elaborado pela equipe do centro. Confira abaixo como foram as primeiras entregas!
“Quero agradecer ao governador do estado, Mauro Mendes, à primeira-dama, Virgínia Mendes, e ao Deputado Estadual, Max Russi (PSB) pelo gesto solidário que estão fazendo pelas famílias de Santa Terezinha, que enfrentam dificuldades nesse momento de pandemia. Quero também agradecer aos vereadores, presentes e aos não presentes, pelo apoio dispensado. Serão cinco parcelas de 150 reais, por mês, para 312 famílias, que estão em situação de vulnerabilidade”, destacou o prefeito Thiago Castellan.
A Seleção das Famílias
Cada contemplado foi escolhido pelo governo do estado, utilizando como base o Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério da Cidadania. Durante cinco meses, os beneficiados receberão 150 reais, que devem ser usados exclusivamente para a compra de alimentos. Sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas, produtos a base de tabaco, cosméticos e combustíveis.
O Programa Ser Família Emergencial
O Ser Família Emergencial é resultado de uma parceria entre o governo do estado, Assembleia Legislativa e o senador Jayme Campos (PSB). O programa vai atender cerca de 100 mil famílias, dos 141 municípios do Mato Grosso, com renda per capita de até 89 reais, por mês.
Ao todo, serão investidos 75 milhões, sendo 50 milhões em recursos do governo do estado, 10 milhões da Assembleia Legislativa e 15 milhões de emenda do senador Jayme Campos. O programa foi idealizado pela primeira-dama do estado, Virgínia Mendes, como forma de amenizar o sofrimento das famílias decorrentes da crise financeira e da pandemia de Covid-19.
Fotos e Texto: Vivaldo Lopes – Assessoria de Comunicação