Sectel realiza, em parceria com a Marinha do Brasil, palestras sobre “Prevenção e Segurança da Navegação” em Santa Terezinha!

Em: 11/11/2024

k

Por: Assessoria de Comunicação

No último dia 6 de novembro, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) de Santa Terezinha promoveu, em parceria com a Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (Marinha do Brasil), uma importante palestra sobre navegação segura para alunos da Escola Santa Terezinha. A iniciativa foi conduzida pelo sargento da Marinha Fábio Martins, que ensinou aos estudantes medidas de segurança que devem ser adotadas durante passeios em rios e lagos, bem como o uso correto do colete salva-vidas.

Na quinta-feira (7), foi realizada, na Câmara Municipal, mais uma palestra sobre o tema, desta vez voltada para os guias, pescadores e condutores de embarcações locais, com instruções sobre como fazer uma navegação segura, eficiente e dentro do que orienta a Marinha do Brasil.

O capitão-tenente Nilson Bandeira, da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, deu mais detalhes sobre o trabalho da Marinha na região. Ele explicou sobre os serviços oferecidos e, ainda, compartilhou dicas importantes de como evitar acidentes e trafegar pelos rios e lagos com segurança, sempre respeitando a legislação. Confira a entrevista!

Pergunta: Qual a importância de levar para as escolas esse tipo de palestra?

Resposta: Maior disseminação das  informações de Segurança da Navegação a um público-alvo de adolescentes, fim criar desde cedo uma mentalidade de segurança e seu compartilhamento no ambiente familiar.

Com funciona o trabalho da Marinha na região?

Há algum tempo, a Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, atua em 20 municípios da região de Mato Grosso, em especial, neste município de Santa Terezinha realizando atendimento Itinerante à população, oferecendo os serviço de renovação de CHA, inscrição de  embarcação, transferência e renovação de CIR.

Concomitantemente, tem realizado cursos para Formação de Aquaviários e o Curso Especial para Tripulantes de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). Além disso, atua diuturnamente nas atividades de inspeção naval, a fim mitigar acidentes ou fatos da navegação e aproveitar para transmitir orientações seguras a população ao navegar nos rios e lagos da região.

Quais ações estão sendo feitas e como a população pode contar com a Agência Fluvial de São Félix do Araguaia?

A Marinha do Brasil se faz presente, de maneira continua, em 20 municípios que  compreendem a sua área de jurisdição, capacitando, instruindo e fiscalizando todo o cidadão que necessita dos serviços oferecidos por ela, por meio do agente da “Autoridade Marítima”.

Ressalta-se que a palestra realizada em Santa Terezinha, em especial, nas escolas,  corrobora sobremaneira para maior propagação da informação no que diz respeito à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a preservação contra a poluição hídrica causada por embarcações, a fim de criar uma mentalidade de segurança por meio da educação de segurança.

A Marinha se faz presente na região disponível a atender o cidadão que necessite dos serviços oferecidos. Qualquer pessoa  pode procurar nosso atendimento presencial na Agência Fluvial de São Félix do Araguaia ou por meio de contato telefônico:  (66) 3522-1278.

Nos últimos anos, Santa Terezinha teve um aumento expressivo no número de embarcações e condutores. Nesse sentido, quais são os cuidados básicos que pilotos e tripulantes devem tomar ao navegar nos rios e lagos da região?

Em primeiro lugar, todo proprietário de embarcação deve buscar, junto à Marinha, inscrever sua embarcação e regularizar sua documentação.

Cuidados básicos:

– Não conduzir embarcação sem estar habilitado;

– Não fazer uso de bebidas alcoólicas, se estiver conduzindo a embarcação;

– Fazer com  que todos os passageiros façam o uso do colete salva-vidas ajustado ao corpo, inclusive o condutor;

– Não navegar com excesso de passageiros;

– Não realizar manobra perigosa;

– Cumprir as normas em vigor sobre a segurança do tráfego aquaviário.

Poderia dar dicas para a população de como prevenir acidentes no rio?

  • Não conduzir embarcação se não for habilitado;
  • Fazer uso do colete salva-vidas;
  • Não consumir bebida alcoólica ao conduzir embarcação;
  • Não realizar manobras perigosas;
  • Conhecer as normas sobre navegação;
  • Não navegar com excesso de passageiros;
  • Buscar sempre uma mentalidade de segurança;
  • Diante de dúvidas, consultar a Marinha para maiores esclarecimentos.
Pular para o conteúdo