Secretaria de Saúde de Santa Terezinha realiza ‘Março Lilás’, evento de prevenção ao câncer de colo do útero

Em: 01/04/2022

k

Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha realizou nesta sexta-feira (31/03), na Unidade Básica de Saúde (UBS Urbana), o “Março Lilás”. O evento, em referência ao mês de prevenção ao câncer de colo do útero, teve em sua programação: palestra educativa sobre o tema, realização de exames preventivos e de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Ao todo, 30 mulheres participaram das atividades, que também contou com café da manhã e entrega de brindes. A médica, Aline Rocha de Oliveira, e a enfermeira, Meiry Ellen F. Castro, ministraram palestra sobre: prevenção do câncer do colo do útero. Confira as fotos!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca),“o câncer do colo do útero é o terceiro tipo que mais incide entre as mulheres no Brasil. A doença é causada pela infecção de algumas formas do Papilomavírus Humano, conhecido popularmente como HPV”.

Por isso, a importância de falar sobre o assunto, de informar o público feminino sobre as formas de combater a doença e de fazer o exame preventivo anualmente ou sempre que indicado pelo médico.

Exame Preventivo Gratuito

O exame preventivo, também chamado Papanicolau, é uma forma eficaz de identificar se há algum indicativo de câncer do colo do útero.  De acordo com o Inca, é recomendado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, ou ainda para aquelas que têm ou já tiveram atividade sexual.

Em Santa Terezinha, o exame pode ser realizado gratuitamente, todas as terças-feiras, na Unidade Básica de Saúde (UBS Urbana), das 7h às 11h e das 13h às 17h. Lembrando que é muito importante retornar à UBS, na data marcada, para pegar o resultado do preventivo e receber as instruções do seu médico.

Fonte: INCA

Pular para o conteúdo