Secretaria de Saúde realiza palestras do ‘Janeiro Branco’ para servidores municipais

Em: 06/02/2023

Janeiro Branco 1

O ‘Janeiro Branco’ é o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. O objetivo da campanha é falar sem tabus sobre o tema; prevenir doenças como depressão, ansiedade e síndromes do pânico e de burnout; propor ações educativas e, com isso, trazer maior bem-estar emocional à população.

A iniciativa é realizada anualmente em todo Brasil e, em Santa Terezinha não é diferente. Em 2023, a Secretaria de Saúde fez uma programação com palestras voltadas aos servidores municipais da área e também da prefeitura.

A psicóloga Adriana Lima foi a responsável por conduzir as ações que também contaram com brincadeiras, dinâmicas e reflexões. Confira a entrevista com ela, saiba mais sobre o ‘Janeiro Branco’ e a importância de cuidar bem da saúde mental.

Quais os temas abordados na palestra ministrada na prefeitura?

Um deles foi a importância do equilíbrio em nossas vidas, saber transitar entre o emocional e o racional promove qualidade de vida em todos os contextos da nossa existência, aprender a gerenciar as emoções é fundamental para um trabalho em equipe. Trabalhamos a importância da união sem perder sua identidade pessoal, e por último, refletimos sobre a construção de uma cultura sem preconceito e mais consciente sobre as doenças mentais e tratamentos.

Geralmente, vemos iniciativas como essas mais no setor privado. Qual a importância de debater o tema ‘Saúde Mental’ também no setor público?

O acesso à informação é a ferramenta mais poderosa para transformar uma realidade. Quando debatemos esse tema dentro do setor público, não somente incentivamos o cuidado preventivo, mas apresentamos a comunidade condições de tratamento, bem como medidas que sinalizam condições de assegurar o bem-estar da sociedade. Este é um dos aspectos mais relevantes para minimizar os efeitos negativos das perturbações mentais.

Quais os sinais de alerta de que a saúde mental da pessoa não vai bem?

Existem vários, mas vou destacar os mais comuns, normalmente ocorre de imediato alterações no sono tanto para mais quanto problemas de insônia, ausência ou excesso de apetite, dores no corpo, taquicardia e dores no peito e dor de cabeça constante são alguns dos sintomas físicos.

Já no aspecto emocional, a pessoa pode apresentar falta de paciência e irritação, ausência de concentração, problemas de memória, agitação, inquietação e pensamentos acelerados. Outros sintomas muito comuns são a presença da tristeza sem motivo aparente, medo constante, sensação de incapacidade e pessimismo.

Poderia citar algumas dicas de como cuidar da saúde mental em nosso dia a dia?

Aqui em Santa Terezinha, por exemplo, temos a presença marcante da natureza. É um lugar calmo e familiar, onde podemos explorar com atividades físicas. Temos pracinhas equipadas com aparelhos de academia, que de uma forma simples e sem custo, podem agregar em nossa rotina. Cuidar do sono também é primordial, evitar o excesso das redes sociais, buscar uma alimentação saudável e, não menos importante, buscar o autoconhecimento e a espiritualidade.