Santa Terezinha se prepara para o Censo 2022

Em: 09/02/2022

Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está se preparando para a realização do Censo Demográfico 2022, que terá início em agosto. E com o intuito de viabilizar a pesquisa no município de Santa Terezinha, foi realizada nesta terça-feira (08), na prefeitura, reunião com secretários municipais, representantes de órgãos estaduais e da agência do IBGE, de Confresa, Leocarmo Viera da Silva.

Participaram do encontro as secretárias: Ana Raquel Correia Ribeiro (Assistência Social), Natalia Fernandes (Saúde) e Nilza Alves (Educação); os secretários: Renato Volgango Silveira Rocha (Finanças), Israel Martins (Gabinete) e também Raimundo Hermes Saboia (Indeia) e Rosinei Santos (Empaer). A intenção foi reforçar o papel do censo e pedir o apoio das autoridades locais no sentido de sensibilizar os moradores de Santa Terezinha sobre a importância de receber os agentes e responder à pesquisa desse ano.

A Importância do Censo 2022

De acordo com o IBGE, o recenseamento demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população brasileira em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos. Tem como um de seus principais objetivos ‘subsidiar políticas públicas e orientar o planejamento da gestão e dos orçamentos governamentais’.

Segundo Leocarmo Viera da Silva, a partir de 1º de agosto, o Censo 2022 pretende visitar todos os domicílios do Brasil para coletar informações sobre: idade, sexo, escolaridade, trabalho, qualidade de vida, entre outras. Esse trabalho tem como meta retratar, com fidelidade, a realidade dos brasileiros e, a partir disso, munir os governos de dados que ajudem a criar políticas públicas que realmente atendam às necessidades e melhorem a vida da população.

Para o recenseamento demográfico de Santa Terezinha, o IBGE contará com uma equipe de 8 pessoas (um supervisor e sete recenseadores), que realizarão a pesquisa nas zonas urbana e rural e também nas áreas indígenas. O processo de seleção dos candidatos ocorrerá dia 14 de abril, na Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira.