No último dia 8 de novembro, a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Terezinha realizou, na Casa do Morro de Areia, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação – Conae 2024. “Política de estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável” foi o tema do encontro.
A conferência contou com a participação da comunidade escolar (professores, gestores e alunos), autoridades e população em geral. A mesa de abertura foi composta pela secretária de Educação, Nilza Alves dos Santos Rodrigues; pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Santa Terezinha, Francisco Wagner Pires da Silva, além da representante dos diretores da rede estadual de ensino, Rozania de Almeida Dorta Luz.
Também compuseram a mesa, o representante dos diretores da rede municipal, Valdovan Santos Costa; o presidente Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Pereira Luz; a assessora pedagógica do Núcleo Regional de Educação, Rosilene Ferreira Bezerra; além da secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro; e da representante da Câmara Municipal, a vereadora Antônia Rodrigues Strutz.
A Conae 2024
De acordo com o coordenador da Conferência Nacional de Educação em Santa Terezinha, Celiomar Pereira dos Santos, a realização o evento visa o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social, a partir da defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição e da educação como um direito de todas as pessoas.
Neste sentido, a Conae 2024 teve os seguintes objetivos: avaliar a execução do PNE vigente; subsidiar a elaboração do PNE, decênio 2024-2034; contribuir com a identificação dos problemas e das necessidades educacionais; e produzir referências para orientar a formulação e a implementação dos planos de educação.
Para o coordenador, a colaboração da população é essencial para o desenvolvimento da educação em Santa Terezinha. “A participação da comunidade na escola busca a descentralização, a partilha de decisões no seu interior e o aumento da influência dos pais no processo de tomada de decisão que favoreçam a aprendizagem. A voz da comunidade é crucial e dá suporte aos objetivos desenvolvidos em cada unidade escolar”, destaca Celiomar.
No que tange a equidade de direitos, o coordenador também avalia o evento como uma iniciativa educacional de suma importância. “A Conferência Nacional de Educação – Conae é um espaço democrático importante para a construção da Política Nacional de Educação e de seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, da igualdade e da diversidade”, ressalta.
Por fim, Celiomar avalia que, mesmo tendo sido realizada em caráter extraordinário, a Conferência Nacional de Educação 2024 proporcionou à comunidade vivências relevantes. “A Conae foi um espaço legitimo onde vários segmentos da comunidade puderam avaliar, sugerir e propor políticas para melhoria do nosso sistema de ensino”, finalizou.