Santa Terezinha realiza 1º Seminário de Boas Práticas de Alfabetização

Em: 10/01/2023

k

Por: Assessoria de Comunicação

Seminário Boas práticas

No dia 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha realizou, no Barracão da Comunidade, o 1º Seminário de Boas Práticas de Alfabetização do Programa Alfabetiza MT/STZ.

Com o tema ‘Fortalecendo a prática de alfabetização através da contação de histórias’, o evento contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Nilza Alves Santos Rodrigues, do coordenador da Educação, Messias Santos de Sousa, de educadores da rede estadual e municipal, estudantes e comunidade.

O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan Ribeiro, prestigiou a solenidade de abertura do seminário que também contou com a presença de representantes das diretorias de escolas municipais e estaduais, das coordenadorias do Alfabetiza MT, NRE/STZ e Sintep.

A Secretaria Municipal de Educação estima que 120 pessoas participaram do evento.

Seminário aborda boas práticas

A programação do 1º Seminário de Boas Práticas de Alfabetização contou com palestras do consultor da PARC/CE, Anderson Araújo, sobre o ‘Uso de indicadores educacionais na gestão escolar’ e das educadoras Jussana Valéria e Helen Lise sobre as ‘Potencialidades do material didático complementar na rotina pedagógica do ciclo de alfabetização’.

A professora especialista, Adriana Borges, abordou o tema ‘Ser docente alfabetizador: teoria e pratica entre o ensinar e o aprender’. Além disso, alunos das escolas municipais e estaduais realizaram apresentações culturais.

De acordo com o coordenador da Educação, Messias Santos de Sousa – que também é o coordenador em Santa Terezinha do Alfabetiza MT – o objetivo do seminário é refletir sobre as boas práticas pedagógicas propostas nas formações desenvolvidas nas escolas das redes municipal e estadual no ano de 2022.

A iniciativa também tem o intuito de compartilhar com a comunidade os objetivos do programa e os resultados das avaliações dos estudantes.

O Programa Alfabetiza MT

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Programa Alfabetiza MT visa o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios com ênfase na alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental.  Seu objetivo é transformar o contexto do estado, sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.

Conheça os componentes do Programa Alfabetiza MT

Em Santa Terezinha, a equipe do Alfabetiza MT é composta pela secretária de Educação, Nilza Alves Santos Rodrigues, pelo coordenador da Educação, Messias Santos de Sousa, e pelas professoras: Sandra Dias da Cruz (educação infantil) e Adenilda da Silva Santos Luz (alfabetização). O grupo recebe suporte técnico e pedagógico das equipes regional e estadual do programa.

Pular para o conteúdo