Projeto de hortas promove alimentação saudável nas escolas municipais de Santa Terezinha

Em: 18/08/2022

horta escola Bom Jesus

Plantar para colher! O projeto de hortas nas escolas, iniciativa idealizada pela Escola Municipal Bom Jesus, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, já é realidade em Santa Terezinha. A proposta tem feito a diferença na qualidade da merenda servida aos alunos e já está sendo replicada em outras unidades escolares do município.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Nilza Alves Santos Rodrigues, “o objetivo das hortas nas escolas é promover uma alimentação saudável para os alunos e envolvê-los no processo produtivo para que entendam o processo que o alimento passa até chegar à mesa para o seu consumo”.

Segundo a educadora, nas hortas são plantados vários tipos de verduras, legumes e hortaliças como: pepino, rabanete, tomate, abobrinha, cebolinha, coentro, mandioca, alface, rúcula, couve, maxixe e quiabo, entre outros. Confira fotos da horta da Escola Municipal Bom Jesus!

A diretora da Escola Bom Jesus, Iraneide Campos Santos, conta que o projeto trouxe diversos benefícios à comunidade escolar. “Depois que os alunos começaram a participar da horta melhorou a questão da disciplina e do incentivo ao estudo”, afirma a educadora.

Ainda segundo a diretora, no dia a dia da escola, os professores também têm utilizado o espaço e os alimentos cultivados na horta para ministrar aulas multidisciplinares e os pais dos alunos têm se interessado pela iniciativa.  “Temos mães e pais visitando a horta da escola e, através dela, uma esposa fez com que o marido fizesse uma horta em casa”, destaca Iraneide.

Nesse sentido, a diretora Iraneide também destacou outros objetivos importantes por trás da iniciativa da horta, tais como: estimular a adoção de bons hábitos alimentares; trabalhar conceitos de educação ambiental; valorizar o trabalho em equipe e também conscientizar a respeito da importância dos alimentos orgânicos, não só pela questão da saúde, mas também pelo viés da importância econômica, uma vez que são cultivados principalmente por pequenos produtores.

Alimentação Saudável no Prato

“Os alimentos produzidos na horta proporcionam preparações variadas e atrativas e o incentivo ao consumo das hortaliças, o que agrega maior valor nutricional à alimentação escolar e promove atividades de educação nutricional”, destaca a nutricionista, Lorrana Gonçalves de Brito.

Com isso, além de agregar valor nutricional à merenda escolar, os professores também utilizam as hortas como instrumento para suas atividades pedagógicas e, em cada dia da semana, uma turma fica responsável por sua manutenção.

Por fim, vale ressaltar que outras escolas municipais de Santa Terezinha também estão implementando, com sucesso, o projeto das hortas. Em breve, traremos uma matéria completa sobre elas. Aguarde!