Piracema em MT começa com um mês de antecedência!

Em: 14/10/2022

k

Por: Assessoria de Comunicação

De 03/10/2022 a 02/02/2023: esse será o período de defeso da piracema em Mato Grosso. Isso significa que nos próximos quatro meses, a pesca profissional e amadora está proibida nos rios do estado.

Diferente do que ocorre em outros locais do país, Mato Grosso antecipou em um mês o início do período de defeso. Isso porque, de acordo com estudos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre outubro e janeiro há uma chance de 80% dos peixes estarem no seu período reprodutivo.

Regras do Defeso da Piracema

Piracema

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), “neste período é permitida apenas a pesca de subsistência e desembarcada, aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais”.

Ainda segundo o órgão, “para os ribeirinhos, é permitida a cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização da pesca de subsistência também é proibido”.

Além da pesca ser proibida até fevereiro do ano que vem, vale ressaltar que o descumprimento da lei configura crime ambiental e que a fiscalização em todo o estado será intensificada durante a piracema. Colabore, respeite o período de defeso e tenha sempre uma boa pescaria!

Informações: G1 MT e Sema-MT.

Pular para o conteúdo