Ônibus Lilás, iniciativa de combate à violência contra a mulher da Setasc-MT, realiza 3 dias de atendimentos em Santa Terezinha!

Em: 02/06/2022

Ônibus Lilás STZ

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, Santa Terezinha recebeu, pela primeira vez, o “Ônibus Lilás”. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), faz parte do ‘Programa Ser Mulher’, criado pela primeira-dama do estado, Virginia Mendes, e tem como principal objetivo realizar ações de combate à violência contra as mulheres.

De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Ana Raquel Correia Ribeiro, o Ônibus Lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que consiste num acordo federativo entre os governos federal, estadual e municipal para o planejamento de ações e implementação de políticas públicas integradas que consolidem a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em todo o território nacional.

Atualmente, Mato Grosso conta duas unidades do Ônibus Lilás que fazem atendimento itinerante por todo o estado prestando serviços de orientação, acolhimento e prevenção à violência contra a mulher em localidades mais distantes: assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

A equipe que foi à Santa Terezinha é composta por Kennedy Dias (secretário Adjunto de Direitos Humanos do Estado), Fátima do Prado (assistente social), Katiellen Martins (psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Direitos Humanos) e Dulceneia Tavares Corrêa (pedagoga).

Ônibus Lilás oferece diversos serviços à população de Santa Terezinha

O Ônibus Lilás realizou atendimentos na Vila Paulista do Araguaia (Torre), no Distrito de Antônio Rosa e também na orla da cidade. Cerca de 800 pessoas foram atendidas nos 3 dias da iniciativa, que contou com a participação das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Turismo e dos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Mulher.

Confira as fotos das ações do Ônibus Lilás em Santa Terezinha

Neste período, diversos serviços importantes foram ofertados às mulheres e à comunidade em geral: informações sobre direitos e serviços; orientações específicas sobre violência doméstica; divulgação dos serviços da rede de proteção e defesa da mulher; orientações jurídicas sobre os direitos da mulher e acolhimento de denúncias sobre violação dos direitos humanos.

Em conjunto com a passagem do ônibus, as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde também levaram às comunidades da Torre e do Antônio Rosa: atendimentos psicossocial, médico, psicológico; exame preventivo para câncer de útero; testes rápidos (hepatite B e C, HIV, Sífilis e Covid); vacinação e pesagem, atualização cadastral e cadastro no Programa Auxílio Brasil.

Além disso, foram ministradas palestras do Programa Saúde na Escola; orientações sobre benefícios do INSS; realizada a entrega de cobertores; troca de cartões do Programa Ser Família Emergencial e distribuição de material informativo da campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na orla da cidade, durante a Feira da Lua realizada nesta quarta (01º/06), onde produtores e empreendedores locais fazem a venda dos seus produtos, a equipe do Ônibus Lilás realizou, no interior do veículo, palestra e orientações sobre violência doméstica para o público em geral.

Nesta edição da feira, também foi realizada uma homenagem especial a 10 mulheres do município que fizeram e fazem a história de Santa Terezinha. A eleição foi feita por meio de votação popular nas redes sociais.

A secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro, fez um agradecimento especial à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, à equipe do Ônibus Lilás e à primeira-dama, Virginia Mendes, por contemplarem Santa Terezinha com esse importante projeto que, além de fomentar o combate à violência contra a mulher, também traz outros importantes benefícios para as comunidades atendidas.