Escolinha de futebol da Prefeitura de Santa Terezinha faz inclusão de crianças e jovens por meio do esporte

Em: 09/03/2022

Escolinha de Futebol Arte

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, criou em 2021 uma importante inciativa visando o desenvolvimento e a inclusão de crianças e jovens por meio do esporte, a Escolinha Futebol Arte. Criado pela gestão atual, o projeto atende gratuitamente cerca de 46 garotos, com idades entre 9 e 20 anos, e tem feito a diferença na comunidade.

Confira nosso bate-bola com o treinador, Patrocínio Gomes da Silva, responsável por conduzir as atividades, conheça melhor a escolinha e traga seu filho para fazer parte também.

O que é a Escolinha Futebol Arte?

R – A Escolinha de Futebol Arte existe há seis meses e é um projeto que tem como objetivo utilizar o esporte, o futebol, como expressão de cultura de rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humana.

Qual o principal objetivo do projeto?

R – Oferecer a oportunidade de aprendizagem, de forma orientada e com acompanhamento técnico, dos fundamentos do futebol contribuindo para o desenvolvimento psíquico, físico e social de crianças e adolescentes da comunidade de Santa Terezinha.

Quantos alunos a escolinha atende e qual a faixa etária dos jogadores?

R – Hoje, o projeto atende 46 garotos na faixa etária de 9 a 20 anos de idade, sendo que a Escolinha de Futebol Arte é composta pelas seguintes categorias: sub-13 (de 9 a 12 anos); sub -15 (de 13 e 14 anos); sub -17 (de 15 a 17 anos) e, complementando a base, por garotos de 18 a 20 anos.

Onde as aulas são realizadas e em quais horários?

R – As aulas são ministradas no Estádio Celso Luiz Flores (Amigão), das 17 às 18h30, de segunda a quinta-feira.

Qual a participação da Prefeitura e da Secretaria de Esportes?

R – A Prefeitura de Santa Terezinha e a Secretaria de Esportes têm participação direta no desenvolvimento do projeto e na manutenção dos materiais para os treinamentos e uniformes.

Quais são os pré-requisitos para participar da escolinha?

R – Estar estudando, ter entre 9 e 20 anos e fazer sua inscrição no projeto.

Além do futebol, o que mais os alunos aprendem no projeto?

R – Aprendem a ser solidários, sobre convivência em sociedade, companheirismo, união, disciplina e respeito.

Como participar da Escolinha Futebol Arte?

R – A inscrição é gratuita e pode ser feita no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Avenida Padre Francisco Jentel S/Nº, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

No ato da matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento do garoto e também o seu próprio documento de identificação (RG).